Thesis

The master’s theses are available at the UERJ’s Master’s and Doctoral Theses Library. To access it, click on the button below.

Ano Descrição Baixar
2024 Reflexões autoetnográficas de uma professora de língua portuguesa: letramentos e (de)colonialidades
Aluno(a): Bruna Scoralick Sousa Lisbôa
2024 Em pilhas, as mulheres: a literatura de Patrícia Melo representando a violência nossa de cada dia
Aluno(a): Alexandra Alves da Silva
2024 Da “gripezinha” ao projeto bolsonarista de poder: uma análise cartográfica do discurso necropolítico do ex-presidente Jair Bolsonaro, de 2020 a 2022
Aluno(a): Marcela Maria Almeida Silva
2024 O discurso do déficit e os letramentos acadêmicos de graduandos em Letras
Aluno(a): Beatriz Fernanda Fortunato dos Santos
2024 A cidade do Rio de Janeiro nos livros didáticos Carioca e Rioeduca: uma análise discursiva
Aluno(a): Jaquelini da Silva Medeiros
2024 Encapsulamento e sequenciação retroativo-propulsora: o uso de construções com preposições complexas na articulação textual
Aluno(a): Luiz Otávio Maia Monteiro
2024 Corpo e disciplina: os corpos dóceis em O conto da aia, de Margaret Atwood, e Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro
Aluno(a): Anna Elisa Souza da Costa Rodrigues
2024 Pedro de Castro do Canto e Melo, escritor naturalista: trajetória biográfico-literária e estudo do romance Mana Silvéria (1913)
Aluno(a): Joanna Silveira Corrêa
2024 Abre a roda, chegou Madureira: novas cartografias literárias em A lua triste descamba, de Nei Lopes
Aluno(a): Ligia Vasconcellos de Oliveira
2024 Leiturabilidade: um estudo de leitura em inglês-LE no 7º ano de ensino fundamental
Aluno(a): Thiago dos Santos Cruz
2024 Jogando com construções: um estudo sobre estratégias diassistêmicas de tradução PB-LIBRAS desempenhadas por surdos aprendizes de PBL2
Aluno(a): Thiago Moret de Carvalho Ramos
2024 Efeitos de sentido de “empoderamento feminino”: entre o dicionário e o texto publicitário-jornalístico
Aluno(a): Daniela Mello Mendonça
2024 Da página à tela: o lobisomem em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Aluno(a): Gabriel Felipe da Silva
2024 Diálogos mitopoéticos: fantasia subcriativa, reencantamento e construção de mundos ficcionais em J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis e Arthur Machen
Aluno(a): Ney da Silva Junior
2024 Análise cartográfica das Reinações de Narizinho: de Lobato a Lajolo
Aluno(a): THAIS SILVA ALCANTARA DE SOUZA
2024 O papel dos dêiticos em construções de contraste na esfera humorística: uma análise sob a ótica da Gramática de Construções Baseada no Uso
Aluno(a): ANA CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO
2024 Construções de concernência: retomada e especificação na articulação textual
Aluno(a): MARIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA
2024 Da criação à autobiografia: análise de W ou le souvenir d’enfance de Georges Perec
Aluno(a): RAMON OLIVEIRA DA CONCEICAO
2024 Deus. Pátria. Família: uma leitura contemporânea de As meninas, a partir dos ideais fascistas na ditadura militar brasileira
Aluno(a): DOUGLAS ERNESTO FERNANDES GONCALVES
2024 A violação dos direitos humanos nos contos “Muribeca”, “O caso da menina” e “Faz de conta que não foi. Nada”, de Marcelino Freire
Aluno(a): Nathalia Azevedo Marques
2023 Um defeito de cor e O caminho de casa: a representação do sujeito diaspórico em neonarrativas de escravidão contemporâneas
Aluno(a): GABRIELLA GARGALHAO ANTUNES
2023 A candidata, de Vera Duarte: a história de Cabo Verde relida pela ficção feminina
Aluno(a): JULIANA FELICIDADE TEIXEIRA DOS SANTOS
2023 O feminino em Niketche, de Paulina Chiziane: matriarcado, tradição e ruptura
Aluno(a): BARBARA DE SOUZA DUARTE
2023 “O “não lugar” pós-colonial: a questão identitária em O retorno, de Dulce Maria Cardoso
Aluno(a): CAROLINE NUNES ALBERTINO CHAILLOU
2023 Autorrepresentações e afirmações identitárias em Le cri de la mouette (1994), de Emmanuelle Laborit: um olhar intimista sobre a condição surda
Aluno(a): DANIELLE REIS ARAUJO
2023 “Alguém joga xadrez com a minha vida”: mulheres e o tabuleiro social nas narrativas de Martha Batalha e Giovana Madalosso
Aluno(a): KAIO RODRIGUES DA SILVA
2023 Negras vozes femininas – travessias: um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e a lírica de Luedji Luna
Aluno(a): ISABELLE LINS CARVALHO
2023 A representação do Sonho Americano em Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue, e Americanah, de Chimamanda Adichie
Aluno(a): LIDIANE LESSA DE JESUS SANTOS
2023 O discurso sobre o indígena e sua cultura nas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental
Aluno(a): JOAO GABRIEL DE VASCONCELOS NASCIMENTO
2023 Letramentos críticos e redação para o ENEM: desafios no ensino de língua portuguesa com pessoas em vulnerabilidade social
Aluno(a): KARINA RIVELLI GONCALVES LIMA
2023 Autoria e produção de sentidos na escola a partir da perspectiva discursiva de ensino de língua
Aluno(a): ANDREA COSTA ALEGRIA
2023 Subalternidade e exclusão nas obras O deus das pequenas coisas e O ministério da felicidade absoluta, de Arundhati Roy
Aluno(a): PETUNIA DA SILVA MAGALHAES
2023 “Foi nesse chão que me criei”: Letramentos baluartes da Galeria da Velha Guarda do G.R.E.S Unidos do Viradouro
Aluno(a): DANIELLE DA SILVA MARTINS
2023 As vampiras de Aluísio Azevedo: uma leitura gótica dos romances O homem (1887) e A mortalha de Alzira (1894)
Aluno(a): ELTON SILVA MIRANDA COSTA
2023 Antônio Sales (1868-1940), naturalismo e O Pão da Padaria Espiritual
Aluno(a): BIANCA DE AMORIM GOMES
2023 Corpo feminino, violência, transgressão e resistência em Niketche: uma história de poligamia
Aluno(a): LUCIANA DOS SANTOS SILVA
2023 “Já está trabalhando os quilombolas?”: Saberes, memórias e identidades da comunidade da Rasa na alfabetização de crianças em uma escola pública de Armação dos Búzios (RJ)
Aluno(a): LILIAN ALVES JANDIR
2023 A escrita de si em Juliano Pavollini, de Cristóvão Tezza
Aluno(a): CAIO HENRIQUE DA SILVA REIS
2023 Por um lugar de escuta: uma análise feminista e antirracista de obras de literatura infantil antirracistas
Aluno(a): FRANCIENE RIBEIRO DE AZEREDO
2023 Atos injuriosos à imprensa brasileira: uma análise sociointeracional de interações conflituosas a partir do gênero live
Aluno(a): MARCELE MENDES GOULART
2023 Uma máquina de fazer marginais: representações da violência em Infância dos mortos, de José Louzeiro, e Querô: uma reportagem maldita, de Plínio Marcos
Aluno(a): SARON DO AMARAL GOMES
2023 Proposta de elaboração de unidade didática para o ensino de PB para surdos por uma perspectiva construcional: a construção atributiva em foco
Aluno(a): HOSANA SHEILA DA SILVA ROSA XAVIER
2023 "Teacher, como você aguenta?": (des)respeito e resgate em histórias de vida de uma professora de inglês
Aluno(a): TATIANE ALVES PEREIRA DOS SANTOS
2023 O projeto proletário e feminista de Patrícia Galvão, em Parque Industrial (1933)
Aluno(a): FERNANDA CRISTINE RIBEIRO
2023 Para uma poética do samba-enredo: teoria, literatura e história
Aluno(a): CELIA REGINA SILVA DE PAULA OVIDIO
2023 A poética de Amílcar Cabral
Aluno(a): ROSANGELA DE OLIVEIRA FERREIRA
2023 “Mas lápis marrom pode ser cor de pele?” – Experiências antirracistas de ensino de língua inglesa em séries iniciais de uma escola pública do município de Niterói/RJ
Aluno(a): VANESSA DA FONTE CABRAL VIEGAS
2023 Uma abordagem construcionista da gramática para as preposições complexas [no caso de, em consequência de, em função de, em lugar de e em razão de]
Aluno(a): CARLA BARBOSA DE FARIAS SANTOS
2023 EJA: Diálogos entre crenças e ações de uma professora de Inglês
Aluno(a): NATALIA PEREIRA VIEIRA DE SOUZA
2023 “Falo, mas falo errado”: oficinas de Língua Portuguesa na perspectiva da Justiça Social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional
Aluno(a): DANIELE MARIA DE JESUS NEGRE
2023 Processos de ensino de leitura para surdos: um estudo de caso
Aluno(a): VANESSA DOS SANTOS GALVAO NORONHA
2023 Subalternidade e gênero em A distância entre nós e O segredo entre nós, de Thrity Umrigar
Aluno(a): NATHALIA BAPTISTA FERNANDES
2023 Um Estudo Descritivo-Comparativo sobre os padrões [SN HAVE Vpp] no Inglês e [SN TER Vpp] no Português do Brasil
Aluno(a): MARTHA CARVALHO COUTO
2023 “Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo
Aluno(a): REBECA EMERICH ALVAREZ
2022 “Todas as suas aulas podiam ser assim diferente, professor!”: coconstrução de entendimentos sobre vida, tecnologia e ensino em uma sala de aula de inglês à luz da Prática Exploratória
Aluno(a): GLEICSON FIALHO SALES
2022 Feminismo interseccional em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Aluno(a): MAYARA RESENDE ROSA CORDEIRO
2022 Estatuto categorial da construção assimilativa aditiva numa visão construcionista da gramática
Aluno(a): EVELYN MORAES DE SIQUEIRA
2022 “O que te traz ao curso preparatório?”: Tecendo entendimentos sobre a trajetória de alunos que aspiram à carreira militar
Aluno(a): AGATHA NASCIMENTO DOS SANTOS DIAS
2022 Subalternidade e precariedade em Vidas secas, de Graciliano Ramos
Aluno(a): ISABELA CRISTINA RODRIGUES AZEVEDO
2022 “Formação e Abandono do Professor: duas faces da mesma moeda, entre histórias de corpos que resistem-abandonam o magistério”
Aluno(a): THAIS PEREIRA DA SILVA
2022 Contato linguístico em traduções da libras para o português escrito: análise, descrição e funcionamento do constructicon multilíngue
Aluno(a): RUAN SOUSA DINIZ
2022 Construcionalização e mapeamento pancrônico da construção de informalidade e intensificação [MóX]
Aluno(a): ERICA CRISTINA DA SILVA
2022 Estudo comparativo de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e Água de barrela, de Eliana Alves Cruz: a ficção brasileira narrada por mulheres negras
Aluno(a): ADRIANA MOTA BASTOS
2022 O fenômeno da variação linguística na coleção Apoema Português, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Aluno(a): GABRIELA AMARAL DE REZENDE
2022 Manifestações da violência na literatura finissecular de Raul Brandão, em Portugal pequenino
Aluno(a): RAIZA MARQUES SAMPAIO
2022 O que é Família? Uma Busca por Entendimentos sobre as Representações Familiares no Livro Didático de Língua Inglesa
Aluno(a): LEANDRO BONIN DE ANDRADE
2022 “Será que fui formada para isso?
Aluno(a): MARTA NOBRE DE OLIVEIRA
2022 Afeto e reflexões para entender a qualidade de vida nas aulas remotas de Língua Inglesa na escola pública durante a Pandemia da Covid-19
Aluno(a): EMILLY MARINHO MARTINS
2022 “Porque eu queria realmente saber se eu queria ser professora”, o Programa de Estágio Docente na pandemia do COVID-19: reflexões, expectativas e vivências de professoras de inglês
Aluno(a): SONIA MARA CARDOSO BORGES
2022 Testemunho: a resistência do/no Quarto de Despejo – Diário de uma favelada
Aluno(a): ALINE DE OLIVEIRA FRANCA DE SOUZA
2022 Indícios de representações cognitivas na gramática diassistêmica: o caso de [(ESP) N (X)] no constructicon multilíngue de aprendizes anglófonos de PB
Aluno(a): JOAO PAULO DA SILVA NASCIMENTO
2021 'Mereço ser morta?' O discurso da violência contra a mulher: comentários nos espaços virtuais
Aluno(a): LETICIA CASAL PIMENTA
2021 O efeito da pré-ativação (priming) na compreensão de sintagmas preposicionais ambíguos no português brasileiro
Aluno(a): FERNANDA DE SOUZA FARIA
2021 Construções adjetivas com cores: uma análise funcional centrada no uso
Aluno(a): VIVIANE CORREA DE SOUZA
2021 Comunidade de Prática Exploratória como instrumento de reflexões sobre práticas e processos formativos de docentes de língua inglesa: um encontro multicultural
Aluno(a): TAMAR DA SILVA VIANA
2021 Teatro mal-assombrado: topoanálise gótica da dramaturgia de Lúcio Cardoso
Aluno(a): LEONARDO RAMOS BOTELHO GOMES
2021 Uma leitura de Orlando: Linguagem, gênero e sexualidade na obra de Virginia Woolf
Aluno(a): LARISSA RIBEIRO BATISTA SILVA
2021 Vida amorfa: Pardal Mallet e o naturalismo da desilusão
Aluno(a): GABRIELA KRUGEL DOS SANTOS
2021 Argumentação, livro didático e BNCC: Uma proposta de análise
Aluno(a): JOAO PAULO BULHOES E MATTOS
2021 'Venha ver o pôr do sol': o Gótico em contos de Lygia Fagundes Telles
Aluno(a): MARCELLE FERREIRA DE SIQUEIRA
2021 De predicado verbal a marcador discursivo: contextos de uso de “olha aqui” no português brasileiro contemporâneo
Aluno(a): LUCIANA ANDRADE DE SOUZA
2021 Maria Firmina dos Reis e a interrogação ao cânone com o romance Úrsula
Aluno(a): PRISCILA VIEIRA DE OLIVEIRA
2021 Para nunca esquecer de lembrar: o testemunho da Shoah, entre ruínas e redenção, em Diário da queda, de Michel Laub e É Isto um homem?, de Primo Levi
Aluno(a): ROSANE MARINS DE MENEZES
2021 Deslocamentos e identidades em Nação crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes, de José Eduardo Agualusa
Aluno(a): ANDRELIZE CONCEICAO DA SILVA CALHEIROS
2021 Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
Aluno(a): CATARINA DE OLIVEIRA
2021 A migração narrada na literatura de potencial destinação infantil e juvenil
Aluno(a): JULIANA GONCALVES ISAIAS
2021 “A iconoclastia de José Saramago em Que farei com este livro?
Aluno(a): EDUARDA RAMOS PONTES WERNECK
2021 O vampiro de Cascadura: narrativas criminais de Lúcio Cardoso publicadas no jornal A Noite RJ (1952-1953)
Aluno(a): LAIS DA CONCEICAO SANTOS BELARMINO
2021 Quando lhe verei de novo? Leituras da Espera em A casa das sete mulheres, livro e minissérie
Aluno(a): KARINA DE SOUSA FLOR
2021 Cegos que, vendo, não vêem: as multiplicidades do olhar em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Aluno(a): GYSELLY REGINA DA SILVA SOBRINHO BOSI
2021 Clara dos Anjos, de Lima Barreto e o romance: diálogo e ruptura com as estéticas naturalista e modernista Dissertação
Aluno(a): ROGERIO FERREIRA DE ARAUJO
2021 “Pois uma coisa é ter, outra, é lembrar”: a moldura narrativa de Elisa Lispector (No exílio e Retratos Antigos)
Aluno(a): JOAO CLAUDIO MARTINS ARAUJO DE BARROS
2021 Evidências sobre a representação de construções de felicitação e de expressão de desejo instanciadas por internautas surdos
Aluno(a): ELISANGELA FERREIRA RODRIGUES ALVES
2021 Nas teias da memória: o diálogo entre ficção e história em a máquina de fazer espanhóis e Leite derramado
Aluno(a): LORRANA ALMEIDA SALLES
2020 ESTUDOS DE LETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
Aluno(a): MONAH VIEIRA PENKUHN
2020 Prática exploratória: gerando entendimentos acerca da vida em sala de aula com uma turma de EJA e seu professor
Aluno(a): LEANDRO NOVAES DA SILVA
2020 A ficção de Arthur Machen da última década do século XIX: um projeto literário em construção
Aluno(a): LAIS DE MEDEIROS SANTOS
2020 Estranhamento e familiaridade em O Reino, de Gonçalo M. Tavares: uma investigação sobre a maldade
Aluno(a): MARIANA MARTINS PORTO
2020 Julgamento do caso de doações anônimas para a campanha eleitoral de 2018 (adi 5394): o trabalho de face durante desentendimento entre ministros do STF
Aluno(a): IVANA DE OLIVEIRA SOUZA MELO
2020 Do estético ao político: representações feministas nas obras de Pagu e Tarsila do Amaral
Aluno(a): ALLANA BOGADO MOTA
2020 A representação identitária da mulher migrante em narrativas de formação contemporâneas: uma análise de The House on Mango Street, Precisamos de novos nomes e Garota, traduzida
Aluno(a): VICTORIA CRISTINA DE SOUSA BEZERRA
2020 Reflexões sobre afeto e aprendizagem na formação e prática docente de uma professora de Língua Inglesa para crianças
Aluno(a): MONIKE RIBEIRO DOS SANTOS
2020 O uso do celular nas aulas de inglês em uma escola pública em São Gonçalo: realmente um vilão?
Aluno(a): SHEILA CRISTINA MUNIZ VERSIANI
2020 A razão de ser rico: marketing multinível e discurso neoliberal
Aluno(a): ALLAN DA SILVA OLIVEIRA
2020 Linguagem e agenciamento: efeitos incorporais atribuídos às universidades federais
Aluno(a): SILVANIA CAVALCANTE RABELLO
2020 A balbúrdia no debate político em memes: análise da discursividade em episódios polêmicos
Aluno(a): GISELLY DUARTE FERREIRA DA FONSECA
2020 Representações da violência no Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Aluno(a): CAROLINE DOS SANTOS GOMES
2020 'Eu não sou um autor defunto, mas um defunto autor': a construção do narrador no romance machadiano e no filme de Klotzel
Aluno(a): BRUNA CANELLAS DE FREITAS
2020 Entre a pena e a câmera: o silêncio das Capitus de Machado de Assis e Luiz Fernando Carvalho
Aluno(a): DANIELLA MOREIRA DE OLIVEIRA
2019 Howgarts na escola: a influência das sagas nas práticas da escrita
Aluno(a): JAMILLY MORAES SILVA
2019 A transposição midial: para além das cercas de São Bernardo
Aluno(a): RENATA DA CRUZ PAULA
2019 A lilote sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso
Aluno(a): LUANDA DA SILVA GUSTAVO
2019 O processo intermidiático em O Retrato do Rei, de Ana Miranda
Aluno(a): CRISTINA REIS MAIA
2019 Em tempos de golpe: reflexões sobre enunciados destacados nos meios digitais
Aluno(a): RENATA OLIVEIRA AZEREDO
2019 A Bela e a Fera: a representação feminina nas versões de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve e de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
Aluno(a): GABRIELLA ROVASSINE DA ROCHA
2019 Sorria! Jesus te aceita: um estudo sobre a indexicalidade em uma comunidade de prática evangélica inclusiva
Aluno(a): CAROLINA RABELO DE SOUSA
2019 Entre a História e o Horror: ramificações do Mal e do Monstruoso em Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano
Aluno(a): CAROLINA FREITAS PIMENTA PERES
2019 Narrativas de aprendizagem: o deslocamento de crenças e a construção das identidades de aprendizes de LE
Aluno(a): MEIRIANE MARTINS AGUIAR
2019 Identidades de marginais nos romances O Matador, de Patrícia Melo e O Invasor, de Marçal de Aquino
Aluno(a): ALEXANDRA ALVES MONTEIRO
2019 O monstro e o heroi: uma ressignificação do clássico em HQs do Hulk
Aluno(a): DOUGLAS MENDES ORNELLAS
2019 Da folha ao frame: releituras de Karen Blixen
Aluno(a): PAMELA VIANA GUIMARAES MENDES
2019 Campo intelectual e projeto literário: as crônicas de Milton Hatoum na revista EntreLivros
Aluno(a): AIDES JOSE GREMIAO NETO
2019 A BNCC e o processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta definida por ações
Aluno(a): ELIANE SIQUEIRA COSTA COELHO
2019 Relações de poder na sala de aula de língua inglesa: a constituição da posição sujeito-aluno
Aluno(a): GISELLE ALMADA SOUTO
2019 My dream is one day pode viajar o world”: letramento crítico, translinguismo e ensino de língua inglesa em uma classe de aceleração
Aluno(a): JESSICA GONCALVES DA SILVA
2019 Faces da violência: uma análise de O Homem Duplicado, de José Saramago
Aluno(a): GIRLANE ARAUJO BRAZ DA ROSA
2019 Gêneros e(m) deslocamentos nos céus de Suely: a personagem feminina e o roteiro em diálogo com a literatura
Aluno(a): KETILEY PESSANHA DE GOUVEA
2019 A Última Tragédia, de Abdulai Sila: identidades transitórias, memória e (re)construção nacional
Aluno(a): JOSE LUCAS MATOS DE SOUZA
2019 Milton Hatoum no parlatório: entre crônicas e paratextos digitais
Aluno(a): ANA CAROLINA DA CONCEICAO FIGUEIREDO
2019 Medeiros e Albuquerque e a narrativa de investigação no Brasil, 1920-1930
Aluno(a): ALEXANDRE AMARAL FERREIRA
2018 'Pra ler pra onde eu vou e pra onde eu volto': Um estudo de caso sobre as práticas socioculturais de letramentos na Educação de Jovens e Adultos
Aluno(a): VANESSA TEIXEIRA RIBEIRO
2018 E é uma improvisação treinada, previamente treinada: sentidos do trabalho com refugiados em entrevista com professora voluntária
Aluno(a): LEANDRA CRISTINA MACHADO DA SILVA
2018 'Professora, você podia dar aula de sociologia': entendendo a sala de aula de língua inglesa através das lentes dos alunos
Aluno(a): EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
2018 'Hoje é dia de Ivete: um estudo sobre a face cordial na construção do self da cantora'
Aluno(a): RAFAEL DO NASCIMENTO DA SILVA
2018 Interseções entre os gêneros policial e gótico em Pedro Bandeira
Aluno(a): MARCIO ALESSANDRO DE OLIVEIRA
2018 O IMORTAL RABELAIS: Alfredo Gallis e a literatura pornográfica no Brasil no final do século XIX
Aluno(a): ALINE CRISTINA MOREIRA DE ALMEIDA
2018 A cultura do discurso colonizador presente no livro didático Way to Go: Uma análise sob a perspectiva crítica do discurso
Aluno(a): FERNANDA DE ARAUJO FONSECA
2018 O Manual do Professor de LI: análise crítica do primeiro volume da coleção didática Time to Share aprovada pelo PNLD 2017
Aluno(a): ALAN RODRIGO DE PAIVA GONCALVES
2018 Pedro Rabelo e o naturalismo
Aluno(a): RIANE AVELINO DIAS
2018 Autoficção, confissão e história: o escritor-intelectual em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos
Aluno(a): ERICK DA SILVA BERNARDES
2018 Unindo forças: reflexões sobre a questão racial na construção identitária no processo de formação docente
Aluno(a): RAQUEL FERREIRA SAMPAIO DOS SANTOS
2018 Os advérbios preposicionais antes de, diante de, em frente a/de e em face de: gradiência e fixação de padrões construcionais
Aluno(a): FABIO RODRIGO GOMES DA COSTA

Contato

Rua Francisco Portela, 1470, Patronato
CEP: 24.435-005, São Gonçalo, RJ

(21) 2728-7969

pplinuerj@gmail.com