2024 |
Análise cartográfica das Reinações de Narizinho: de Lobato a Lajolo
Aluno(a): THAIS SILVA ALCANTARA DE SOUZA
|
|
2024 |
O papel dos dêiticos em construções de contraste na esfera humorística: uma análise sob a ótica da Gramática de Construções Baseada no Uso
Aluno(a): ANA CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO
|
|
2024 |
Construções de concernência: retomada e especificação na articulação textual
Aluno(a): MARIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA
|
|
2024 |
Da criação à autobiografia: análise de W ou le souvenir d’enfance de Georges Perec
Aluno(a): RAMON OLIVEIRA DA CONCEICAO
|
|
2024 |
Deus. Pátria. Família: uma leitura contemporânea de As meninas, a partir dos ideais fascistas na ditadura militar brasileira
Aluno(a): DOUGLAS ERNESTO FERNANDES GONCALVES
|
|
2023 |
Um defeito de cor e O caminho de casa: a representação do sujeito diaspórico em neonarrativas de escravidão contemporâneas
Aluno(a): GABRIELLA GARGALHAO ANTUNES
|
|
2023 |
A candidata, de Vera Duarte: a história de Cabo Verde relida pela ficção feminina
Aluno(a): JULIANA FELICIDADE TEIXEIRA DOS SANTOS
|
|
2023 |
O feminino em Niketche, de Paulina Chiziane: matriarcado, tradição e ruptura
Aluno(a): BARBARA DE SOUZA DUARTE
|
|
2023 |
“O “não lugar” pós-colonial: a questão identitária em O retorno, de Dulce Maria Cardoso
Aluno(a): CAROLINE NUNES ALBERTINO CHAILLOU
|
|
2023 |
Autorrepresentações e afirmações identitárias em Le cri de la mouette (1994), de Emmanuelle Laborit: um olhar intimista sobre a condição surda
Aluno(a): DANIELLE REIS ARAUJO
|
|
2023 |
“Alguém joga xadrez com a minha vida”: mulheres e o tabuleiro social nas narrativas de Martha Batalha e Giovana Madalosso
Aluno(a): KAIO RODRIGUES DA SILVA
|
|
2023 |
Negras vozes femininas – travessias: um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e a lírica de Luedji Luna
Aluno(a): ISABELLE LINS CARVALHO
|
|
2023 |
A representação do Sonho Americano em Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue, e Americanah, de Chimamanda Adichie
Aluno(a): LIDIANE LESSA DE JESUS SANTOS
|
|
2023 |
O discurso sobre o indígena e sua cultura nas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental
Aluno(a): JOAO GABRIEL DE VASCONCELOS NASCIMENTO
|
|
2023 |
Letramentos críticos e redação para o ENEM: desafios no ensino de língua portuguesa com pessoas em vulnerabilidade social
Aluno(a): KARINA RIVELLI GONCALVES LIMA
|
|
2023 |
Autoria e produção de sentidos na escola a partir da perspectiva discursiva de ensino de língua
Aluno(a): ANDREA COSTA ALEGRIA
|
|
2023 |
Subalternidade e exclusão nas obras O deus das pequenas coisas e O ministério da felicidade absoluta, de Arundhati Roy
Aluno(a): PETUNIA DA SILVA MAGALHAES
|
|
2023 |
“Foi nesse chão que me criei”: Letramentos baluartes da Galeria da Velha Guarda do G.R.E.S Unidos do Viradouro
Aluno(a): DANIELLE DA SILVA MARTINS
|
|
2023 |
As vampiras de Aluísio Azevedo: uma leitura gótica dos romances O homem (1887) e A mortalha de Alzira (1894)
Aluno(a): ELTON SILVA MIRANDA COSTA
|
|
2023 |
Antônio Sales (1868-1940), naturalismo e O Pão da Padaria Espiritual
Aluno(a): BIANCA DE AMORIM GOMES
|
|
2023 |
Corpo feminino, violência, transgressão e resistência em Niketche: uma história de poligamia
Aluno(a): LUCIANA DOS SANTOS SILVA
|
|
2023 |
“Já está trabalhando os quilombolas?”: Saberes, memórias e identidades da comunidade da Rasa na alfabetização de crianças em uma escola pública de Armação dos Búzios (RJ)
Aluno(a): LILIAN ALVES JANDIR
|
|
2023 |
A escrita de si em Juliano Pavollini, de Cristóvão Tezza
Aluno(a): CAIO HENRIQUE DA SILVA REIS
|
|
2023 |
Por um lugar de escuta: uma análise feminista e antirracista de obras de literatura infantil antirracistas
Aluno(a): FRANCIENE RIBEIRO DE AZEREDO
|
|
2023 |
Atos injuriosos à imprensa brasileira: uma análise sociointeracional de interações conflituosas a partir do gênero live
Aluno(a): MARCELE MENDES GOULART
|
|
2023 |
Uma máquina de fazer marginais: representações da violência em Infância dos mortos, de José Louzeiro, e Querô: uma reportagem maldita, de Plínio Marcos
Aluno(a): SARON DO AMARAL GOMES
|
|
2023 |
Proposta de elaboração de unidade didática para o ensino de PB para surdos por uma perspectiva construcional: a construção atributiva em foco
Aluno(a): HOSANA SHEILA DA SILVA ROSA XAVIER
|
|
2023 |
"Teacher, como você aguenta?": (des)respeito e resgate em histórias de vida de uma professora de inglês
Aluno(a): TATIANE ALVES PEREIRA DOS SANTOS
|
|
2023 |
O projeto proletário e feminista de Patrícia Galvão, em Parque Industrial (1933)
Aluno(a): FERNANDA CRISTINE RIBEIRO
|
|
2023 |
Para uma poética do samba-enredo: teoria, literatura e história
Aluno(a): CELIA REGINA SILVA DE PAULA OVIDIO
|
|
2023 |
A poética de Amílcar Cabral
Aluno(a): ROSANGELA DE OLIVEIRA FERREIRA
|
|
2023 |
“Mas lápis marrom pode ser cor de pele?” – Experiências antirracistas de ensino de língua inglesa em séries iniciais de uma escola pública do município de Niterói/RJ
Aluno(a): VANESSA DA FONTE CABRAL VIEGAS
|
|
2023 |
Uma abordagem construcionista da gramática para as preposições complexas [no caso de, em consequência de, em função de, em lugar de e em razão de]
Aluno(a): CARLA BARBOSA DE FARIAS SANTOS
|
|
2023 |
EJA: Diálogos entre crenças e ações de uma professora de Inglês
Aluno(a): NATALIA PEREIRA VIEIRA DE SOUZA
|
|
2023 |
“Falo, mas falo errado”: oficinas de Língua Portuguesa na perspectiva da Justiça Social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional
Aluno(a): DANIELE MARIA DE JESUS NEGRE
|
|
2023 |
Processos de ensino de leitura para surdos: um estudo de caso
Aluno(a): VANESSA DOS SANTOS GALVAO NORONHA
|
|
2023 |
Subalternidade e gênero em A distância entre nós e O segredo entre nós, de Thrity Umrigar
Aluno(a): NATHALIA BAPTISTA FERNANDES
|
|
2023 |
Um Estudo Descritivo-Comparativo sobre os padrões [SN HAVE Vpp] no Inglês e [SN TER Vpp] no Português do Brasil
Aluno(a): MARTHA CARVALHO COUTO
|
|
2023 |
“Quer ver” como fica a análise dessa construção: futuridade, modalidade e evidencialidade em jogo
Aluno(a): REBECA EMERICH ALVAREZ
|
|
2022 |
“Todas as suas aulas podiam ser assim diferente, professor!”: coconstrução de entendimentos sobre vida, tecnologia e ensino em uma sala de aula de inglês à luz da Prática Exploratória
Aluno(a): GLEICSON FIALHO SALES
|
|
2022 |
Feminismo interseccional em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Aluno(a): MAYARA RESENDE ROSA CORDEIRO
|
|
2022 |
Estatuto categorial da construção assimilativa aditiva numa visão construcionista da gramática
Aluno(a): EVELYN MORAES DE SIQUEIRA
|
|
2022 |
“O que te traz ao curso preparatório?”: Tecendo entendimentos sobre a trajetória de alunos que aspiram à carreira militar
Aluno(a): AGATHA NASCIMENTO DOS SANTOS DIAS
|
|
2022 |
Subalternidade e precariedade em Vidas secas, de Graciliano Ramos
Aluno(a): ISABELA CRISTINA RODRIGUES AZEVEDO
|
|
2022 |
“Formação e Abandono do Professor: duas faces da mesma moeda, entre histórias de corpos que resistem-abandonam o magistério”
Aluno(a): THAIS PEREIRA DA SILVA
|
|
2022 |
Contato linguístico em traduções da libras para o português escrito: análise, descrição e funcionamento do constructicon multilíngue
Aluno(a): RUAN SOUSA DINIZ
|
|
2022 |
Construcionalização e mapeamento pancrônico da construção de informalidade e intensificação [MóX]
Aluno(a): ERICA CRISTINA DA SILVA
|
|
2022 |
Estudo comparativo de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e Água de barrela, de Eliana Alves Cruz: a ficção brasileira narrada por mulheres negras
Aluno(a): ADRIANA MOTA BASTOS
|
|
2022 |
O fenômeno da variação linguística na coleção Apoema Português, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Aluno(a): GABRIELA AMARAL DE REZENDE
|
|
2022 |
Manifestações da violência na literatura finissecular de Raul Brandão, em Portugal pequenino
Aluno(a): RAIZA MARQUES SAMPAIO
|
|
2022 |
O que é Família? Uma Busca por Entendimentos sobre as Representações Familiares no Livro Didático de Língua Inglesa
Aluno(a): LEANDRO BONIN DE ANDRADE
|
|
2022 |
“Será que fui formada para isso?
Aluno(a): MARTA NOBRE DE OLIVEIRA
|
|
2022 |
Afeto e reflexões para entender a qualidade de vida nas aulas remotas de Língua Inglesa na escola pública durante a Pandemia da Covid-19
Aluno(a): EMILLY MARINHO MARTINS
|
|
2022 |
“Porque eu queria realmente saber se eu queria ser professora”, o Programa de Estágio Docente na pandemia do COVID-19: reflexões, expectativas e vivências de professoras de inglês
Aluno(a): SONIA MARA CARDOSO BORGES
|
|
2022 |
Testemunho: a resistência do/no Quarto de Despejo – Diário de uma favelada
Aluno(a): ALINE DE OLIVEIRA FRANCA DE SOUZA
|
|
2022 |
Indícios de representações cognitivas na gramática diassistêmica: o caso de [(ESP) N (X)] no constructicon multilíngue de aprendizes anglófonos de PB
Aluno(a): JOAO PAULO DA SILVA NASCIMENTO
|
|
2021 |
'Mereço ser morta?' O discurso da violência contra a mulher: comentários nos espaços virtuais
Aluno(a): LETICIA CASAL PIMENTA
|
|
2021 |
O efeito da pré-ativação (priming) na compreensão de sintagmas preposicionais ambíguos no português brasileiro
Aluno(a): FERNANDA DE SOUZA FARIA
|
|
2021 |
Construções adjetivas com cores: uma análise funcional centrada no uso
Aluno(a): VIVIANE CORREA DE SOUZA
|
|
2021 |
Comunidade de Prática Exploratória como instrumento de reflexões sobre práticas e processos formativos de docentes de língua inglesa: um encontro multicultural
Aluno(a): TAMAR DA SILVA VIANA
|
|
2021 |
Teatro mal-assombrado: topoanálise gótica da dramaturgia de Lúcio Cardoso
Aluno(a): LEONARDO RAMOS BOTELHO GOMES
|
|
2021 |
Uma leitura de Orlando: Linguagem, gênero e sexualidade na obra de Virginia Woolf
Aluno(a): LARISSA RIBEIRO BATISTA SILVA
|
|
2021 |
Vida amorfa: Pardal Mallet e o naturalismo da desilusão
Aluno(a): GABRIELA KRUGEL DOS SANTOS
|
|
2021 |
Argumentação, livro didático e BNCC: Uma proposta de análise
Aluno(a): JOAO PAULO BULHOES E MATTOS
|
|
2021 |
'Venha ver o pôr do sol': o Gótico em contos de Lygia Fagundes Telles
Aluno(a): MARCELLE FERREIRA DE SIQUEIRA
|
|
2021 |
De predicado verbal a marcador discursivo: contextos de uso de “olha aqui” no português brasileiro contemporâneo
Aluno(a): LUCIANA ANDRADE DE SOUZA
|
|
2021 |
Maria Firmina dos Reis e a interrogação ao cânone com o romance Úrsula
Aluno(a): PRISCILA VIEIRA DE OLIVEIRA
|
|
2021 |
Para nunca esquecer de lembrar: o testemunho da Shoah, entre ruínas e redenção, em Diário da queda, de Michel Laub e É Isto um homem?, de Primo Levi
Aluno(a): ROSANE MARINS DE MENEZES
|
|
2021 |
Deslocamentos e identidades em Nação crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes, de José Eduardo Agualusa
Aluno(a): ANDRELIZE CONCEICAO DA SILVA CALHEIROS
|
|
2021 |
Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
Aluno(a): CATARINA DE OLIVEIRA
|
|
2021 |
A migração narrada na literatura de potencial destinação infantil e juvenil
Aluno(a): JULIANA GONCALVES ISAIAS
|
|
2021 |
“A iconoclastia de José Saramago em Que farei com este livro?
Aluno(a): EDUARDA RAMOS PONTES WERNECK
|
|
2021 |
O vampiro de Cascadura: narrativas criminais de Lúcio Cardoso publicadas no jornal A Noite RJ (1952-1953)
Aluno(a): LAIS DA CONCEICAO SANTOS BELARMINO
|
|
2021 |
Quando lhe verei de novo? Leituras da Espera em A casa das sete mulheres, livro e minissérie
Aluno(a): KARINA DE SOUSA FLOR
|
|
2021 |
Cegos que, vendo, não vêem: as multiplicidades do olhar em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Aluno(a): GYSELLY REGINA DA SILVA SOBRINHO BOSI
|
|
2021 |
Clara dos Anjos, de Lima Barreto e o romance: diálogo e ruptura com as estéticas naturalista e modernista Dissertação
Aluno(a): ROGERIO FERREIRA DE ARAUJO
|
|
2021 |
“Pois uma coisa é ter, outra, é lembrar”: a moldura narrativa de Elisa Lispector (No exílio e Retratos Antigos)
Aluno(a): JOAO CLAUDIO MARTINS ARAUJO DE BARROS
|
|
2021 |
Evidências sobre a representação de construções de felicitação e de expressão de desejo instanciadas por internautas surdos
Aluno(a): ELISANGELA FERREIRA RODRIGUES ALVES
|
|
2021 |
Nas teias da memória: o diálogo entre ficção e história em a máquina de fazer espanhóis e Leite derramado
Aluno(a): LORRANA ALMEIDA SALLES
|
|
2020 |
ESTUDOS DE LETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
Aluno(a): MONAH VIEIRA PENKUHN
|
|
2020 |
Prática exploratória: gerando entendimentos acerca da vida em sala de aula com uma turma de EJA e seu professor
Aluno(a): LEANDRO NOVAES DA SILVA
|
|
2020 |
A ficção de Arthur Machen da última década do século XIX: um projeto literário em construção
Aluno(a): LAIS DE MEDEIROS SANTOS
|
|
2020 |
Estranhamento e familiaridade em O Reino, de Gonçalo M. Tavares: uma investigação sobre a maldade
Aluno(a): MARIANA MARTINS PORTO
|
|
2020 |
Julgamento do caso de doações anônimas para a campanha eleitoral de 2018 (adi 5394): o trabalho de face durante desentendimento entre ministros do STF
Aluno(a): IVANA DE OLIVEIRA SOUZA MELO
|
|
2020 |
Do estético ao político: representações feministas nas obras de Pagu e Tarsila do Amaral
Aluno(a): ALLANA BOGADO MOTA
|
|
2020 |
A representação identitária da mulher migrante em narrativas de formação contemporâneas: uma análise de The House on Mango Street, Precisamos de novos nomes e Garota, traduzida
Aluno(a): VICTORIA CRISTINA DE SOUSA BEZERRA
|
|
2020 |
Reflexões sobre afeto e aprendizagem na formação e prática docente de uma professora de Língua Inglesa para crianças
Aluno(a): MONIKE RIBEIRO DOS SANTOS
|
|
2020 |
O uso do celular nas aulas de inglês em uma escola pública em São Gonçalo: realmente um vilão?
Aluno(a): SHEILA CRISTINA MUNIZ VERSIANI
|
|
2020 |
A razão de ser rico: marketing multinível e discurso neoliberal
Aluno(a): ALLAN DA SILVA OLIVEIRA
|
|
2020 |
Linguagem e agenciamento: efeitos incorporais atribuídos às universidades federais
Aluno(a): SILVANIA CAVALCANTE RABELLO
|
|
2020 |
A balbúrdia no debate político em memes: análise da discursividade em episódios polêmicos
Aluno(a): GISELLY DUARTE FERREIRA DA FONSECA
|
|
2020 |
Representações da violência no Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Aluno(a): CAROLINE DOS SANTOS GOMES
|
|
2020 |
'Eu não sou um autor defunto, mas um defunto autor': a construção do narrador no romance machadiano e no filme de Klotzel
Aluno(a): BRUNA CANELLAS DE FREITAS
|
|
2020 |
Entre a pena e a câmera: o silêncio das Capitus de Machado de Assis e Luiz Fernando Carvalho
Aluno(a): DANIELLA MOREIRA DE OLIVEIRA
|
|
2019 |
Howgarts na escola: a influência das sagas nas práticas da escrita
Aluno(a): JAMILLY MORAES SILVA
|
|
2019 |
A transposição midial: para além das cercas de São Bernardo
Aluno(a): RENATA DA CRUZ PAULA
|
|
2019 |
A lilote sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso
Aluno(a): LUANDA DA SILVA GUSTAVO
|
|
2019 |
O processo intermidiático em O Retrato do Rei, de Ana Miranda
Aluno(a): CRISTINA REIS MAIA
|
|
2019 |
Em tempos de golpe: reflexões sobre enunciados destacados nos meios digitais
Aluno(a): RENATA OLIVEIRA AZEREDO
|
|
2019 |
A Bela e a Fera: a representação feminina nas versões de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve e de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
Aluno(a): GABRIELLA ROVASSINE DA ROCHA
|
|
2019 |
Sorria! Jesus te aceita: um estudo sobre a indexicalidade em uma comunidade de prática evangélica inclusiva
Aluno(a): CAROLINA RABELO DE SOUSA
|
|
2019 |
Entre a História e o Horror: ramificações do Mal e do Monstruoso em Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano
Aluno(a): CAROLINA FREITAS PIMENTA PERES
|
|
2019 |
Narrativas de aprendizagem: o deslocamento de crenças e a construção das identidades de aprendizes de LE
Aluno(a): MEIRIANE MARTINS AGUIAR
|
|
2019 |
Identidades de marginais nos romances O Matador, de Patrícia Melo e O Invasor, de Marçal de Aquino
Aluno(a): ALEXANDRA ALVES MONTEIRO
|
|
2019 |
O monstro e o heroi: uma ressignificação do clássico em HQs do Hulk
Aluno(a): DOUGLAS MENDES ORNELLAS
|
|
2019 |
Da folha ao frame: releituras de Karen Blixen
Aluno(a): PAMELA VIANA GUIMARAES MENDES
|
|
2019 |
Campo intelectual e projeto literário: as crônicas de Milton Hatoum na revista EntreLivros
Aluno(a): AIDES JOSE GREMIAO NETO
|
|
2019 |
A BNCC e o processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta definida por ações
Aluno(a): ELIANE SIQUEIRA COSTA COELHO
|
|
2019 |
Relações de poder na sala de aula de língua inglesa: a constituição da posição sujeito-aluno
Aluno(a): GISELLE ALMADA SOUTO
|
|
2019 |
My dream is one day pode viajar o world”: letramento crítico, translinguismo e ensino de língua inglesa em uma classe de aceleração
Aluno(a): JESSICA GONCALVES DA SILVA
|
|
2019 |
Faces da violência: uma análise de O Homem Duplicado, de José Saramago
Aluno(a): GIRLANE ARAUJO BRAZ DA ROSA
|
|
2019 |
Gêneros e(m) deslocamentos nos céus de Suely: a personagem feminina e o roteiro em diálogo com a literatura
Aluno(a): KETILEY PESSANHA DE GOUVEA
|
|
2019 |
A Última Tragédia, de Abdulai Sila: identidades transitórias, memória e (re)construção nacional
Aluno(a): JOSE LUCAS MATOS DE SOUZA
|
|
2019 |
Milton Hatoum no parlatório: entre crônicas e paratextos digitais
Aluno(a): ANA CAROLINA DA CONCEICAO FIGUEIREDO
|
|
2019 |
Medeiros e Albuquerque e a narrativa de investigação no Brasil, 1920-1930
Aluno(a): ALEXANDRE AMARAL FERREIRA
|
|
2018 |
'Pra ler pra onde eu vou e pra onde eu volto': Um estudo de caso sobre as práticas socioculturais de letramentos na Educação de Jovens e Adultos
Aluno(a): VANESSA TEIXEIRA RIBEIRO
|
|
2018 |
E é uma improvisação treinada, previamente treinada: sentidos do trabalho com refugiados em entrevista com professora voluntária
Aluno(a): LEANDRA CRISTINA MACHADO DA SILVA
|
|
2018 |
'Professora, você podia dar aula de sociologia': entendendo a sala de aula de língua inglesa através das lentes dos alunos
Aluno(a): EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
|
|
2018 |
'Hoje é dia de Ivete: um estudo sobre a face cordial na construção do self da cantora'
Aluno(a): RAFAEL DO NASCIMENTO DA SILVA
|
|
2018 |
Interseções entre os gêneros policial e gótico em Pedro Bandeira
Aluno(a): MARCIO ALESSANDRO DE OLIVEIRA
|
|
2018 |
O IMORTAL RABELAIS: Alfredo Gallis e a literatura pornográfica no Brasil no final do século XIX
Aluno(a): ALINE CRISTINA MOREIRA DE ALMEIDA
|
|
2018 |
A cultura do discurso colonizador presente no livro didático Way to Go: Uma análise sob a perspectiva crítica do discurso
Aluno(a): FERNANDA DE ARAUJO FONSECA
|
|
2018 |
O Manual do Professor de LI: análise crítica do primeiro volume da coleção didática Time to Share aprovada pelo PNLD 2017
Aluno(a): ALAN RODRIGO DE PAIVA GONCALVES
|
|
2018 |
Pedro Rabelo e o naturalismo
Aluno(a): RIANE AVELINO DIAS
|
|
2018 |
Autoficção, confissão e história: o escritor-intelectual em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos
Aluno(a): ERICK DA SILVA BERNARDES
|
|
2018 |
Unindo forças: reflexões sobre a questão racial na construção identitária no processo de formação docente
Aluno(a): RAQUEL FERREIRA SAMPAIO DOS SANTOS
|
|
2018 |
Os advérbios preposicionais antes de, diante de, em frente a/de e em face de: gradiência e fixação de padrões construcionais
Aluno(a): FABIO RODRIGO GOMES DA COSTA
|
|