Comissão de Autoavaliação
Prof. Dr.
Leonardo Mendes
Profa. Dra.
Norma Sueli Rosa Lima
A autoavaliação é um processo fundamental para aprimoramento da qualidade e acompanhamento das ações e atividades que formam o programa de pós-graduação. No contexto específico do Programa de pós-graduação em questão, a autoavaliação assume um papel crucial na avaliação dos processos, procedimentos e resultados relacionados ao funcionamento e a concepção do Programa.
O Programa adota uma abordagem de avaliação contínua e participativa, envolvendo os docentes e representantes discentes, promovendo a transparência nas decisões. Para tratar essas questões, são adotadas ações tanto por meio de comissões permanentes (bolsas, eventos, seminário, entre outras) e temporárias (página da internet, regimento interno, etc.), como também por meio da designação específica de docentes para coordenar tarefas pontuais. Ações avaliativas mais amplas e complexas são uma prática constante ao longo do percurso e pautadas nas reuniões mensais do Colegiado. E, periodicamente, realiza-se um Seminário Interno, que tem como pauta permanente a avaliação do Programa por parte dos docentes e discentes. Dessa forma, todas as decisões relevantes passam por uma avaliação e deliberação coletiva, garantindo a transparência e a participação dos envolvidos.
A realização de autoavaliação consistente é iniciada com a definição dos objetivos e critérios dos procedimentos. Partindo dessa noção, em 2016, com a abertura do programa e da primeira turma, foram empreendidas discussões iniciais focadas na avaliação que o programa havia recebido por meio do documento de aprovação. Neste primeiro ano, o foco residiu na estruturação do programa, na criação dos documentos, normas, na compreensão das demandas, e no estabelecimento da secretaria. Já em 2017, o Programa promoveu as primeiras discussões sobre autoavaliação. Isso posto, cabe destacar que o PPLIN foi o primeiro Programa no Rio de Janeiro a realizar um Seminário de Autoavaliação, antes mesmo da exigência da CAPES.
Em abril de 2018, O PPLIN realizou o seu primeiro Seminário de Autoavaliação intitulado “O desafio da construção do conhecimento acadêmico”. A programação foi composta por dois Painéis, duas Conferências e duas Reuniões das áreas de concentração, a saber: Estudos Linguísticos e Estudos Literários.
Na ocasião, um painel foi apresentado pelo Coordenador sobre o Documento de área “Letras e Linguística” da CAPES e o outro pelo Coordenador-Adjunto sobre “Resultados da Avaliação Quadrienal da CAPES”, 2013-2016. Além disso, houve uma Conferência intitulada “O Plano Nacional de pós-graduação e os programas de Letras: alguns problemas e muitos desafios”, ministrada por um docente da USP e outra Conferência ministrada por um docente da UFF, que teve como título “Plano Nacional de Autoavaliação e a implementação da Autoavaliação pela CAPES”. Como parte da programação do I Seminário, os docentes do Programa se reuniram em dois momentos para discutir e analisar a avaliação das áreas de concentração: Estudos Linguísticos e Estudos Literários. Por fim, houve uma Reunião Geral cujo tema foi “Avaliação e Metas para 2018, 2019 e 2020.
Em outubro de 2019, teve lugar o segundo Seminário de Autoavaliação do Programa. A programação contou com um Painel apresentado pelo Coordenador que versou sobre o tema: CAPES e Autoavaliação de Programas de Pós-graduação. Além disso, houve uma série de palestras proferidas (a) pela Direção da Unidade – intitulada “Pós-graduação: compromisso e demandas; – (b) pelo Diretor do Centro de Humanidades, com o título: O PPLIN no cenário de Pós-graduação no CEH; (c) por alunos do Programa com o tema: Representação discente e o PPLIN: avaliação e autoavaliação; (d) por docentes do Programa sobre o tema: Revista Soletras: avaliação e ações de consolidação. Como parte da programação do II Seminário, aconteceram duas Rodas de Conversa dos docentes do Programa em que, na primeira, trataram do tópico: Quadrienal CAPES 2017-2020: o que podemos ajustar? e, na segunda, discutiram sobre o panorama das áreas de concentração. Ao término do II Seminário, elaboraram um documento final.
Em julho de 2023, ocorreu o IV Seminário de Autoavaliação do Programa. A programação contou com os Grupos de Trabalho (GTs) compostos por docentes e discentes que se reuniram para a discussão dos temas: Educação Básica, Produção Discente e Internacionalização. Ao término das discussões, foi apresentado um Painel com as principais conclusões e propostas.